Belo Horizonte recebe, neste domingo (14), um ato musical e político em defesa do Brasil e da democracia. A mobilização acontece na Praça Raul Soares, a partir das 9h, e reúne artistas, ativistas e moradores da capital mineira.
Nomeado de “Ato Musical 2: O Retorno”, em alusão aos protestos do dia 21 de setembro, contra a PEC da Blindagem, o evento contará com apresentações de nomes de destaque da cena cultural, como FBC, Júlia Rocha, Renegado, Clara Tannure, Rafa Ventura, Zé Mauro, Flávio Boca, Di Souza, Pedro Morais, Wilson Dias e Sylvio Rosa.
A mobilização tem como principal foco o Congresso Nacional e foi convocada após a aprovação, na Câmara dos Deputados, do projeto de lei da Dosimetria. A proposta reduz penas de condenados pelos atos de 8 de Janeiro e por envolvimento na tentativa de golpe, o que gerou forte reação de setores da sociedade civil.
Além da crítica ao projeto, o ato também reivindica a investigação das chamadas emendas Pix, maior transparência em casos recentes envolvendo o sistema financeiro, como o caso Master, e cobra decoro institucional e responsabilidade por parte do Supremo Tribunal Federal (STF), entre outras pautas.
De acordo com a organização, o ato tem como objetivo ocupar o espaço público por meio da música e da manifestação política, expressando insatisfação com recentes decisões do Congresso Nacional.
A expectativa é de que o encontro reúna um público diverso, reforçando o papel da cultura como ferramenta de mobilização social e participação cidadã.














