Itabira está entre as cidades mineiras autorizadas a acessar recursos federais após danos provocados por temporais
Itabira está entre os municípios brasileiros que tiveram a situação de emergência reconhecida pelo Governo Federal nesta segunda-feira (5), em razão dos danos causados por desastres naturais. A medida foi oficializada por meio de publicação no Diário Oficial da União.
De acordo com o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, por meio da Defesa Civil Nacional, o município foi impactado por fortes chuvas. Também foram incluídas no reconhecimento, em Minas Gerais, as cidades de Rio Novo e Viçosa, além de São Gonçalo do Abaeté, atingida por vendaval.
Com o decreto, as administrações municipais passam a ter acesso facilitado a recursos da União para ações de resposta e assistência humanitária, como fornecimento de alimentos, água, materiais de higiene, limpeza e suporte operacional.
Além de Minas, o reconhecimento alcança municípios do Pará, Rio Grande do Sul e Bahia, afetados por enxurradas e estiagem prolongada.
Enquanto isso, o Instituto Nacional de Meteorologia mantém alertas de chuvas intensas e ventos fortes para diversas regiões mineiras, aumentando o risco de alagamentos, quedas de árvores e interrupções no fornecimento de energia.
Foto: Divulgação/PMI














