Home / Minas / Fim de semana será de atenção para tempestades em Minas; há previsão de chuvas em Monlevade

Fim de semana será de atenção para tempestades em Minas; há previsão de chuvas em Monlevade

João Monlevade e outras regiões de Minas Gerais enfrentam fim de semana chuvoso, com alerta da Defesa Civil e previsão do INMET para pancadas de chuva e trovoadas

O fim de semana será marcado por instabilidade atmosférica em todo o estado de Minas Gerais, com previsão de chuvas intensas, tempestades e variações de temperatura entre sexta-feira e domingo. As informações são da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec-MG).

Na sexta-feira (2), o tempo segue típico de verão, com pancadas de chuva acompanhadas de raios e rajadas de vento que podem chegar a 70 km/h. Há risco de granizo e volumes elevados de chuva, aumentando a possibilidade de alagamentos, enxurradas e deslizamentos. O calor ainda predomina, sobretudo nas regiões dos vales do Rio Doce e Mucuri.

No sábado (3), a instabilidade permanece em todas as regiões mineiras. As áreas da Zona da Mata, Vales do Rio Doce, Mucuri e Jequitinhonha, além da região Central, concentram maior risco de tempestades mais intensas. As temperaturas tendem a ficar mais amenas, com melhora nos níveis de umidade do ar.

No domingo (4), a chuva ganha força e se espalha pelo estado ao longo do dia. Os maiores acumulados são esperados no Norte e Noroeste de Minas, região Central, Região Metropolitana de Belo Horizonte, Zona da Mata e Vale do Rio Doce, elevando novamente o risco de alagamentos e deslizamentos, principalmente em áreas já vulneráveis.

João Monlevade

De acordo com o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia), João Monlevade terá nuvens, pancadas de chuva e trovoadas nos três dias do fim de semana.

  • Sexta-feira: mínima de 23°C e máxima de 34°C, com possibilidade de queda de granizo durante a tarde;
  • Sábado: mínima de 21°C e máxima de 33°C;
  • Domingo: mínima de 20°C e máxima de 30°C.

A orientação é para que a população acompanhe os avisos meteorológicos e redobre a atenção em áreas sujeitas a alagamentos e deslizamentos.

Foto: Reprodução/Unsplash