Home / Geral / Itabira inaugura fábrica sustentável que recicla plástico para reduzir poeira da mineração

Itabira inaugura fábrica sustentável que recicla plástico para reduzir poeira da mineração

A cidade de Itabira passou a contar com uma nova unidade industrial voltada à sustentabilidade e à redução dos impactos ambientais da mineração. Foi inaugurada nesta segunda-feira (15), na avenida Dr. Pedro Guerra, no bairro Gabiroba, a fábrica da Biosolvit. A empresa é especializada na produção de um supressor de poeira a partir da reciclagem de garrafas PET e outros resíduos plásticos.

O produto desenvolvido pela empresa é utilizado para reduzir a dispersão de partículas de poeira em pilhas de minério, vias não pavimentadas, vagões ferroviários e durante operações de carregamento. A tecnologia empregada é resultado de uma patente desenvolvida na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), com pesquisas iniciadas em 2013 e patente concedida em 2014.

De acordo com o CEO da Biosolvit, Guilhermo Queiroz, o projeto se fundamenta no conceito de valor compartilhado, ao unir inovação tecnológica, inclusão social e mitigação de impactos ambientais. “É um projeto que mobiliza cooperativas de catadores, organiza a coleta do material e transforma um resíduo descartado em uma solução que reduz o impacto da mineração na cidade”, afirmou.

Segundo o prefeito, a iniciativa faz parte do programa Itabira Sustentável

O prefeito de Itabira, Marco Antônio Lage (PSB), destacou que a instalação da fábrica representa um avanço inédito para o município nas áreas ambiental e de economia circular. Segundo ele, a iniciativa integra os projetos prioritários do programa Itabira Sustentável. Segundo o prefeito, a expectativa é de que, até o início de 2027, o município passe a contar com uma unidade de tratamento de resíduos, o que deve ampliar o reaproveitamento de diferentes tipos de lixo, fortalecer a economia circular e reduzir a necessidade de utilização de aterros sanitários.

Ainda segundo o prefeito, a cadeia da reciclagem gera impactos sociais, ambientais e econômicos positivos, com geração de renda para trabalhadores e famílias do município.

Guilhermo Queiroz explicou que a escolha de Itabira está relacionada à proximidade com grandes operações da Vale, principal cliente da empresa e parceira no desenvolvimento do produto, além do potencial do município para se tornar um polo de expansão da solução ao nível nacional.

📷 Foto: Ascom/PMI