Home / Minas / Justiça inicia audiências do caso Brumadinho após sete anos

Justiça inicia audiências do caso Brumadinho após sete anos

Imagem mostra um memorial composto por dezenas de cruzes brancas fincadas no chão, cada uma com o nome de uma das vítimas da tragédia de Brumadinho.

Audiências começam em fevereiro e podem levar 15 investigados a júri popular em Belo Horizonte

Com informações de Agência Brasil

Sete anos após o rompimento da barragem em Brumadinho, o processo criminal avança para uma nova etapa na Justiça Federal. A partir do dia 23 de fevereiro, têm início as audiências de instrução na 2ª Vara Federal Criminal da Subseção Judiciária de Belo Horizonte, com a possibilidade de responsabilização penal de 15 pessoas.

O cronograma judicial prevê a oitiva de vítimas, testemunhas e réus até maio de 2027, marcando uma das fases mais longas e complexas do processo que apura responsabilidades pelo desastre.

Possibilidade de júri popular

Concluída a fase de instrução, caberá à juíza federal Raquel Vasconcelos Alves de Lima decidir se o caso será encaminhado para julgamento em júri popular. Ao todo, 15 pessoas figuram como rés no processo criminal.

Entre os investigados estão 11 ex-diretores, gerentes e engenheiros da Vale, empresa privatizada em 1997, além de quatro funcionários da TÜV SÜD, multinacional alemã responsável por monitorar e atestar a estabilidade da barragem que se rompeu.

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil