Home / Religião / Dom Marco Aurélio é nomeado arcebispo de Juiz de Fora

Dom Marco Aurélio é nomeado arcebispo de Juiz de Fora

Dom Marco Aurélio deixa Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano e assume Arquidiocese de Juiz de Fora por decisão da Santa Sé

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil anunciou nesta quinta-feira (8) a nomeação de Dom Marco Aurélio Gubiotti como novo arcebispo da Arquidiocese de Juiz de Fora. A decisão foi tomada pelo papa Leão XIV e transfere o então bispo da Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano para uma das mais importantes arquidioceses de Minas Gerais. Natural de Ouro Fino (MG), Dom Marco tem 62 anos.

Ordenado bispo em 2013, após nomeação feita pelo papa Bento XVI, Dom Marco assumiu a Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano em junho daquele ano, sucedendo Dom Odilon Guimarães Moreira. Sua trajetória à frente da diocese foi marcada por ações pastorais e pela condução das celebrações dos 60 anos de criação da Igreja particular, comemorados em 2025 com um Ano Jubilar e grande evento em Itabira.

Em Juiz de Fora, Dom Marco substituirá Dom Gil Antônio Moreira, que esteve à frente da arquidiocese desde 2009 e apresentou renúncia ao completar 75 anos, conforme determina o direito canônico. Até o momento, a Santa Sé não anunciou quem assumirá a Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano, que entrará no período conhecido como sede vacante assim que Dom Marco partir para Juiz de Fora. A posse de Dom Marco como arcebispo em Juiz de Fora está agendada para o dia 7 de março.

Caso a Santa Sé não designe um administrador apostólico para conduzir interinamente a diocese — função que pode ser exercida por um bispo —, o direito canônico estabelece que o Colégio de Consultores Diocesano, formado por presbíteros da própria diocese, deve se reunir no prazo de até oito dias após o início do período de vacância. Nessa reunião, cabe ao colegiado eleger o Administrador Diocesano, responsável por governar temporariamente a diocese até a nomeação de um novo bispo pelo papa.

Foto: Divulgação/CNBB