Home / Economia / Com bandeira verde em janeiro de 2026, conta de luz ficará mais barata

Com bandeira verde em janeiro de 2026, conta de luz ficará mais barata

O sistema de bandeiras tarifárias funciona como um sinal para os consumidores sobre as condições de geração de energia no país

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou nesta terça-feira (23) que a bandeira tarifária do setor elétrico será verde em janeiro de 2026, o que significa que não haverá cobrança adicional nas contas de energia elétrica no primeiro mês do próximo ano.

A decisão representa um alívio para os consumidores, especialmente após meses de tarifas mais elevadas. Em dezembro, a Aneel havia adotado a bandeira amarela, que acrescentou R$ 1,88 a cada 100 kWh consumidos. Já em novembro, a cobrança foi ainda maior, com a bandeira vermelha patamar 1, que gerou custo extra de R$ 4,46 por 100 kWh.

Segundo a agência reguladora, apesar de o período chuvoso registrar volumes abaixo da média histórica, houve manutenção dos níveis dos reservatórios das usinas hidrelétricas nos últimos meses. Com isso, não será necessário acionar as usinas termelétricas em grande escala em janeiro, o que reduz os custos de geração.

Nesse período chuvoso estamos com chuvas abaixo da média histórica. Contudo, em novembro e dezembro houve no país, de um modo geral, uma manutenção do volume de chuvas e do nível dos reservatórios das usinas, e em janeiro de 2026 não será necessário despachar as usinas termelétricas na mesma quantidade do mês anterior”, informou a Aneel em nota.

O sistema de bandeiras tarifárias funciona como um sinal para os consumidores sobre as condições de geração de energia no país. Quando a produção se torna mais cara, principalmente com o acionamento de termelétricas, os custos extras são repassados automaticamente às contas de luz.

Foto: Joédson Alves/Agência Brasil