Home / Minas / Itabira decreta emergência e calamidade pública após fortes chuvas

Itabira decreta emergência e calamidade pública após fortes chuvas

Itabira decreta emergência após tempestades que comprometeram o fornecimento de luz e água

Itabira decreta situação de emergência e calamidade pública por 180 dias após fortes chuvas causarem danos à infraestrutura e afetarem famílias em diversos bairros

O município de Itabira decretou, na última terça-feira (16), situação de emergência e estado de calamidade pública em todo o seu território. A decisão foi oficializada por meio de publicação no Diário Oficial e terá validade de 180 dias.

A medida foi adotada em função do elevado volume de chuvas registrado nos últimos dias, que provocou danos significativos à infraestrutura urbana e expôs a população a situações de risco. De acordo com a Defesa Civil, os bairros mais atingidos foram Pedreira do Instituto, Gabiroba, Bethânia e a comunidade do Borrachudo.

Até o momento, foram contabilizados 115 atendimentos relacionados a ocorrências como destelhamento de residências, rompimento de redes de drenagem e esgoto, danos estruturais em imóveis, deslizamentos de terra, prejuízos à rede elétrica, alagamentos e quedas de árvores.

A Secretaria Municipal de Assistência Social informou que, desde o dia 13 de dezembro, 13 famílias precisaram de atendimento. Deste total, seis foram desalojadas temporariamente e uma permanece desabrigada, já incluída no programa de aluguel social.

Com o decreto, o município passa a ter maior agilidade para mobilizar recursos, solicitar apoio de outras esferas governamentais e adotar medidas emergenciais para mitigar os impactos causados pelas chuvas.

📷 Foto: PMI