O Serviço Voluntário de Resgate (Sevor) e o Posto Avançado do Corpo de Bombeiros Militar de João Monlevade promoveram, no sábado (13), um treinamento conjunto voltado ao salvamento veicular, com base na Instrução Técnica Operacional (ITO) 34.. A ação teve como principal objetivo o alinhamento técnico e operacional entre as equipes, a padronização dos atendimentos e o fortalecimento do trabalho integrado das duas instituições.
A capacitação ocorreu na sede do Sevor e teve duração de seis horas, com início às 14h e término às 20h. Durante as atividades, bombeiros militares e voluntários participaram de simulações práticas, incluindo cenários com ausência de iluminação, utilizando apenas lanternas. A proposta foi reproduzir situações reais enfrentadas em atendimentos a acidentes automobilísticos durante a noite ou em locais com baixa visibilidade.

De acordo com o comandante do Corpo de Bombeiros em João Monlevade, segundo tenente Rubens Nery, e com o presidente do Sevor, Renato Carvalho, o próximo passo será a elaboração de uma agenda permanente de treinamentos conjuntos. “Serão ministrados treinamentos por ambas as partes. O Sevor também oferecerá vagas nas aulas do Núcleo de Educação em Emergência, aulas estas ministradas por médicos”, explicou Renato.
Renato Carvalho destacou ainda que o Sevor foi a primeira instituição de Minas Gerais a receber o credenciamento do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, em 2019, e que este foi o primeiro treinamento conjunto desde então. Para o comandante Rubens Nery, a iniciativa reforça a importância da atuação integrada. “A instrução reforçou a importância da atuação integrada, segura e eficiente, garantindo maior proteção as vítimas e socorristas, além de promover a padronização das ações conforme a normativa vigente”, afirmou.
📷 Fotos: Divulgação














