Três dos maiores nomes da música popular brasileira voltam a dividir o mesmo palco neste domingo (14), no Rio de Janeiro. Caetano Veloso, Gilberto Gil e Paulinho da Viola participam do “Ato Musical 2: O Retorno – Respeitem o Brasil”, marcado para começar às 14h.
O encontro tem caráter cultural e político e ocorre em meio a críticas a recentes ações e decisões do Congresso Nacional. Nas redes sociais, o parlamento tem sido alvo de manifestações e recebeu o apelido de “Congresso inimigo do povo”, expressão que sintetiza o descontentamento de parte da sociedade civil.
A mobilização tem como principal foco o Congresso Nacional e foi convocada após a aprovação, na Câmara dos Deputados, do projeto de lei da Dosimetria. A proposta reduz penas de condenados pelos atos de 8 de Janeiro e por envolvimento na tentativa de golpe, o que gerou forte reação de setores da sociedade civil.
Além da crítica ao projeto, o ato também reivindica a investigação das chamadas emendas Pix, maior transparência em casos recentes envolvendo o sistema financeiro, como o caso Master, e cobra decoro institucional e responsabilidade por parte do Supremo Tribunal Federal (STF), entre outras pautas.
Também são esperadas participações de Duda Beat, Emicida, Fernanda Abreu, Baco Exu do Blues, Xamã, Lenine e Tony Bellotto.
“Rio de Janeiro nas ruas. Vamos devolver o Congresso para o povo”, diz a publicação compartilhada nas redes de Caetano Veloso, um dos organizadores.
Mais do que um show, o ato propõe uma mobilização simbólica nas ruas, usando a música como instrumento de protesto, defesa da democracia e valorização da cultura brasileira. O evento reforça a união de artistas históricos em torno de pautas sociais e políticas consideradas fundamentais para o país.
📷 Imagem: Reprodução/Instagram














